Curadoria Inteligente
27/06/2026 | 3 min leitura

Município será contemplado com investimentos do Novo PAC para obras de infraestrutura, saúde, mobilidade urbana e drenagem

Além da UFN-3, Três Lagoas receberá R$ 860 milhões em investimentos do Novo PAC para infraestrutura urbana, saúde e mobilidade.

Município será contemplado com investimentos do Novo PAC para obras de infraestrutura, saúde, mobilidade urbana e drenagem

A oficialização da retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-3), ocorrida nesta quinta-feira (25), trouxe à tona os planos de investimento do Governo Federal em Três Lagoas através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além dos cerca de R$ 5 bilhões destinados à conclusão da fábrica de fertilizantes, a cidade terá outros R$ 860 milhões para projetos de infraestrutura urbana, saúde e mobilidade.

Durante a cerimônia de assinatura dos contratos para a reativação da UFN-3, a ministra da Casa Civil, Miriam Belchior, enfatizou que a obra da fábrica está inserida no Novo PAC, um programa concebido para impulsionar os investimentos em infraestrutura nacional. “Essa é uma obra do Novo PAC. Para que serve o Novo PAC? Para aumentar o investimento em infraestrutura do país. É importante porque gera emprego, gera crescimento, é bom para todo mundo, reúne o setor público, reúne o setor privado e as nossas estatais”, declarou a ministra.

Coordenadora do programa, a ministra detalhou que os aportes em Três Lagoas não se limitam à finalização da UFN-3. “O Novo PAC projeta a grande infraestrutura nacional, com obras como esta da UFN-3, que é importantíssima para o Brasil, mas também lida com a infraestrutura das cidades. Só aqui em Três Lagoas, o Novo PAC tem investimentos de R$ 860 milhões”, complementou.

Conforme Miriam Belchior, os recursos cobrirão diversas iniciativas na localidade. Entre elas, a finalização do Contorno Rodoviário, que já atingiu aproximadamente 50% de execução. A ministra informou que a empresa anterior abandonou a obra, mas uma nova construtora está prestes a assumir os trabalhos, com a assinatura do contrato esperada para os próximos dias.

Outro investimento relevante é a construção de uma policlínica, visando ampliar o atendimento especializado na rede pública de saúde. O município também obteve verbas para a macrodrenagem do Córrego da Onça, uma intervenção crucial para reduzir enchentes em várias áreas da cidade.

Miriam Belchior reiterou que o Novo PAC busca fortalecer tanto a infraestrutura em nível nacional quanto os investimentos direcionados às municipalidades. “Isso é importante porque gera emprego, gera crescimento, é bom para todo mundo, reúne o setor público, reúne o setor privado e as nossas estatais”, concluiu a ministra, repetindo a importância do programa.

Ao recepcionar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a comitiva federal, o prefeito de Três Lagoas, Cassiano Maia, enfatizou a relevância da retomada da UFN-3 para o crescimento econômico local. Ele também expressou gratidão pelos investimentos federais concedidos à cidade via Novo PAC, mencionando a construção da Escola de Tempo Integral do bairro Montanini, um Centro de Educação Infantil, as obras de macrodrenagem e a retomada do Contorno Rodoviário. “Nós tivemos dificuldades com a primeira empresa responsável pelo anel viário, mas o Governo Federal nos ajudou e agora teremos a retomada da obra com uma nova empresa. Nós só temos a agradecer”, afirmou o prefeito.

O prefeito destacou ainda que a colaboração entre os governos municipal, estadual e federal será crucial para expandir os investimentos e assegurar novas entregas para a população.

Original em RCN 67

No treslagoas.com, respeitamos os direitos autorais e o trabalho jornalístico local. Nossa IA gerou este resumo original para facilitar sua leitura, mas convidamos você a prestigiar a fonte original completa.